Placa de Vídeo
Índice
Definindo uma Placa de Vídeo
Todo computador contemporâneo utiliza uma placa gráfica ou placa de vídeo para “rodar” vídeos na tela. Essa peça também é conhecida como Unidade de Processamento Gráfico (GPU) que pode ser mais simples, integrada a placa mãe ou ao processador, ou placas de expansão mais sofisticadas.
Uma placa de vídeo ou uma placa gráfica, é um componente do hardware de um computador, com responsabilidade por controlar, administrar e exibir funções para o encaminhamento de sinais deste para serem exibidos no ecrã (tela) do computador.
Diferentes Tipos de Placa de Vídeo
Há várias marcas e tipos de placas de vídeos, existem as integradas, onde a Placa de Vídeo necessita da memória RAM para obter resultados, e as dedicadas, que tem sua própria memória.
Existem dois números de modelo relevantes: o modelo da GPU (ou seja, o chip real, que faz o trabalho) e o modelo da própria placa (que inclui outro hardware como o refrigerador, o módulo de regulação de tensão, etc.).
Logo vem os modelos de Placa de Vídeo, e se vê vários acrônimos, LE, LS, SE, GS, GT, GTX. Dependendo da marca e modelo esses acrônimos significam algo. LE é uma sigla para Low Edition (Edição Base) que é uma versão mais básica, podendo ser tanto dedicada quanto integrada. GT é a linha de performance. E a GTX é a linha de alta performance. Ti, é aquela que conta com processadores shaders programáveis, os quais garantem uma força extra na hora de trabalhar com jogos e programas que precisam de grande processamento de sombras (este é o caso da GTX 1080 Ti). A Nvidia revelou na Gamescom seu maior avanço em jogos de PC em mais de uma década, a série GeForce RTX 20. O qual se trata de um novo chip de jogos baseado em uma arquitetura de codinome Turing.
A RTX foi criada para substituir a GTX. Conta com uma tecnologia muito mais avançada, a nova placa é equipada com ray tracing, uma iluminação cinematográfica realista.
As GPUs GeForce RTX 2080 Ti, 2080 e 2070 são as primeiras placas gráficas a serem lançadas nesta nova arquitetura Turing.
Diferentes Marcas de Placa de Vídeo
As marcas tem suas características em suas placas, tanto na parte externa, quanto interna. Um grande exemplo é de placas com o mesmo nome porém com tamanho ou sistema de resfriamento extremamente distintos, como no caso das antigas placas de vídeo da NVidia e ATI, que existia o acrônimo GT na ATI como performance e na NVidia como versão base.
Hoje existem dois grandes fabricantes de GPUs: Nvidia e AMD. Entretanto, existem muitos outros fabricantes que fabricam as placas - Asus, EVGA, MSI, Gigabyte - e outras empresas podem produzir placas gráficas usando os chips da Nvidia e da AMD, adicionando seus próprios ajustes para se diferenciar. A versão de um fabricante pode ter melhores collers do que outro, podendo ou não ter overclock da fábrica.
A dica é que quando você for procurar pela placa gráfica do seu PC, saiba qual informação você precisa: O chipset (por exemplo, "Nvidia GeForce Gtx 1060") ou qual o fabricante e modelo reais da sua placa ( como o "EVGA GeForce GTX 1060 Superclocked", que usa o chipset da Nvidia). A primeira informação é muito fácil de encontrar no Windows, mas a última é um pouco mais complicada (porém, não impossível).
Referências
FELIPE, Mathias. Placa de vídeo dedicada ou integrada: veja qual é a melhor opção. veja qual é a melhor opção. 2018. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/12/placa-de-video-dedicada-ou-integrada-veja-qual-e-a-melhor-opcao.ghtml. Acesso em: 22 mar. 2020.
ALECRIM, Emerson. Placa de vídeo e GPU: principais características. Principais características. 2010. Disponível em: https://www.infowester.com/placavideo.php. Acesso em: 23 mar. 2020.
KINAST, Priscilla. Nvidia GeForce RTX vs GTX. Qual a diferença entre as placas gráficas?. 2019. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/hardware/24726-nvidia-geforce-rtx-vs-gtx. Acesso em: 23 mar. 2020.