Placa de Vídeo
Índice
Introdução
Todo computador contemporâneo utiliza uma placa gráfica ou placa de vídeo para “rodar” vídeos na tela. Uma placa de vídeo ou uma placa gráfica, é um componente do hardware de um computador, com responsabilidade por controlar, administrar e exibir funções para o encaminhamento de sinais deste para serem exibidos na tela do computador.
Definindo uma Placa de Vídeo
Esse componente também é conhecido como Unidade de Processamento Gráfico (GPU), placa gráfica ou aceleradora gráfica que pode ser mais simples, integrada a placa mãe ou ao processador, ou placas de expansão mais sofisticadas.
Na placa integrada ao processador ou embutida, a GPU é colocada dentro de outro chip, ou seja é embarcado no processador. Isso permite ao usuário que não necessita de processamento gráfico acentuado, escolher por dispositivos mais baratos. Atualmente, é muito comum as placas-mãe e processadores já virem com processamento gráfico embarcado.
Já as placas de expansão, ou placas "dedicadas", são capazes de executar tarefas de alto nível, mais específicas como, por exemplo, exibir gráficos de jogos ou processamentos pesados em softwares de edição de vídeos. A placa gráfica dedicada consome mais energia, calor, espaço no computador e com um custo mais elevado, por isso é muito raro encontrá-las em ultrabooks ou notebooks finos. Devido ao alto consumo de energia, muitas placas dedicadas necessitam de alimentação de energia própria, possuem um sistema de resfriamento próprio.
A GPU é responsável por controlar, coordenar e administra as constantes mudanças de iluminação e cor em pequenas espaços de tempo que os pixels sofrem durante um jogo ou a exibição de um filme, por exemplo.
Apesar de sua melhor funcionalidade, esse tipo de placa pode ficar obsoleta com o tempo, por exemplo os jogos são atualizados e consequentemente exigem configurações de hardware mais atualizadas.
Como Funciona
O funcionamento da placa de vídeo é complexo mas os seus princípios são relativamente simples. Ela recebe os dados do que apresentar na tela da Unidade Central de Processamento (CPU) que trabalha em conjunto com o software, depois de processar os dados, define como utilizar os pixels na tela para criar a imagem e informa à tela, por meio de cabos e conectores, o que exibir, a qual recebe os sinais da GPU e exibe a imagem.
Uma tela possui mais de 1 milhão de pixels, e é a placa de vídeo que converte os dados binários da CPU e transforma na imagem apresentada. Para isso ela precisa de 4 componentes:
→A conexão da placa mãe para receber dados e energia; →O processador para decidir a "montagem" dos pixels na tela; →Memória para armazenar teporariamente as imagens concluídas; →A conexão com a tela para apresentação da imagem final;
História
A placa gráfica entra na história ao final dos anos 60, quando impressoras não eram mais usadas como elemento principal da tela e sim os monitores. As primeiras placas exibiam ema resolução de 40 x 25 pixels, e depois surgiram os primeiros chips gráficos dedicados. Depois apareceram os primeiros consoles de vídeo e o sucesso do Computador Pessoal diminuiu muito o custo de produção.
No início elas eram de 80 colunas que adicionavam um modo de texto de 80 x 25 caracteres, com a chegada dos PC's, popularizou-se o design das placas gráficas, o mais difundido foi o MDA (Monochrome Display Adapter), da IBM em 1981, que apresentava até 25 linhas de texto de 80 caracteres no monitor. A partir daí iniciaram a "competição de mercado" integrando a GPU à placa-mãe.
Diferentes Tipos de Placa de Vídeo
Há várias marcas e tipos de placas de vídeos, existem as integradas, onde a Placa de Vídeo necessita da memória RAM para obter resultados, e as dedicadas, que tem sua própria memória.
Existem dois números de modelo relevantes: o modelo da GPU (ou seja, o chip real, que faz o trabalho) e o modelo da própria placa (que inclui outro hardware como o refrigerador, o módulo de regulação de tensão, etc.).
Logo vem os modelos de Placa de Vídeo, e se vê vários acrônimos, LE, LS, SE, GS, GT, GTX. Dependendo da marca e modelo esses acrônimos significam algo.
LE
É uma sigla para Low Edition (Edição Base) que é uma versão mais básica, podendo ser tanto dedicada quanto integrada.
GT
É a linha de performance.
GTX
É a linha de alta performance.
Ti
É aquela que conta com processadores shaders programáveis, os quais garantem uma força extra na hora de trabalhar com jogos e programas que precisam de grande processamento de sombras (este é o caso da GTX 1080 Ti).
RTX
A RTX foi criada para substituir a GTX. Conta com uma tecnologia muito mais avançada, a nova placa é equipada com ray tracing, uma iluminação cinematográfica realista.
A Nvidia revelou na Gamescom seu maior avanço em jogos de PC em mais de uma década, a série GeForce RTX 20. O qual se trata de um novo chip de jogos baseado em uma arquitetura de codinome Turing.
As GPUs GeForce RTX 2080 Ti, 2080 e 2070 são as primeiras placas gráficas a serem lançadas nesta nova arquitetura Turing.
Os números dependem da marca, isto é, um número é o que difere aquela placa de vídeo de sua versão antiga ou sucessora, por exemplo, nas placas de vídeo da GeForce e AMD, a ordem dos números é a 1ª de geração das placas de vídeo, 2ª para performance relativa, e 3ª é de revisão.
A geração não significa poder da placa, significa a geração (1ª, 2ª, 3ª, 4ª).
A performance relativa diz o poder da placa de vídeo, obviamente se pegar uma placa de geração 1, com a performance 7, e uma placa de geração 8, com a performance 4, será muito mais forte, já que a tecnologia da placa nova será mais avançada. Porém existem esses casos ainda, em que uma GTX 860 Ti é mais forte que uma GTX 940. E por último é a Revisão, sendo para uma variável.
Diferentes Marcas de Placa de Vídeo
As marcas tem suas características em suas placas, tanto na parte externa, quanto interna. Um grande exemplo é de placas com o mesmo nome porém com tamanho ou sistema de resfriamento extremamente distintos, como no caso das antigas placas de vídeo da NVidia e ATI, que existia o acrônimo GT na ATI como performance e na NVidia como versão base.
Hoje existem dois grandes fabricantes de GPUs: Nvidia e AMD. Entretanto, existem muitos outros fabricantes que fabricam as placas - Asus, EVGA, MSI, Gigabyte - e outras empresas podem produzir placas gráficas usando os chips da Nvidia e da AMD, adicionando seus próprios ajustes para se diferenciar. A versão de um fabricante pode ter melhores collers do que outro, podendo ou não ter overclock da fábrica.
A dica é que quando você for procurar pela placa gráfica do seu PC, saiba qual informação você precisa: O chipset (por exemplo, "Nvidia GeForce Gtx 1060") ou qual o fabricante e modelo reais da sua placa ( como o "EVGA GeForce GTX 1060 Superclocked", que usa o chipset da Nvidia). A primeira informação é muito fácil de encontrar no Windows, mas a última é um pouco mais complicada (porém, não impossível).
Referências
ALECRIM, Emerson. Placa de vídeo e GPU: principais características.2010. Disponível em: <https://www.infowester.com/placavideo.php>. Acesso em: 23 mar. 2020.
AVELL. Como Funciona uma Placa de Vídeo? 2015. Disponível em: <http://blog.avell.com.br/como-funciona-uma-placa-de-video/>. Acesso em: 28 mar. 2020.
FELIPE, Mathias. Placa de vídeo dedicada ou integrada: veja qual é a melhor opção. 2018. Disponível em:<https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/12/placa-de-video-dedicada-ou-integrada-veja-qual-e-a-melhor-opcao.ghtml>. Acesso em: 22 mar. 2020.
KINAST, Priscilla. O que é placa de vídeo e qual sua importância? 2019. Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/hardware/27791-o-que-e-a-placa-de-video>. Acesso em: 28 mar. 2020.
COMO entender a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce e AMD Radeon. 2017. Disponível em: https://canaltech.com.br/hardware/como-entender-a-nomeclatura-das-placas-de-video-nvidia-geforce-e-amd-radeon-104174/. Acesso em: 27 mar. 2020.